quinta-feira, 27 de março de 2008

Boletim Ocioso - 14/12/07 - André Bonatte é acusado de deturpar carnaval virtual


Destaque do último carnaval virtual, o carnavalesco André Bonatte vem não apenas recebendo elogios, mas também está sendo apontado como o responsável por uma verdadeira revolução na forma como as escolas de samba virtuais se apresentam. Alçado à condição de "queridinho da mídia", o artista em pouco tempo vem fazendo escola, como a grande legião de admiradores, seguidores, baba-ovos, puxa-sacos demonstram. Entretanto, nem tudo são flores para o talentoso Bonatte. Seu trabalho está longe de ser unanimidade entre os críticos. Muitos estão acusando o artista de estar deturpando a essência do carnaval virtual. É o que diz o gresilense MP:
- O que o AB faz não é carnaval virtual. Cadê o barraco? O rococó? Cadê os anjinhos virtuais barrocos? É muito fácil colocar um monte de gif animado, mexer os bracinhos dos bonequinhos em cima das alegorias. Basta saber usar flash. Isso é carnaval virtual? Pra mim, não.
Também gresilense, LFJ aponta outra crítica normalmente direcionada ao carnavalesco: sua suposta arrogância.
- Ele acha que o mundo gira em torno dele. Tudo foi ele quem inventou. Tudo estão copiando dele. Ele é sempre roubado, perseguido. Isso é muito chato! E os defensores dele também são tão chatos. Que levem ele pra casa e deixem o carnaval virtual em paz.
Bem mais detalhista em sua análise, Eduardo Campos, também gresilense, disse para nossa equipe porque não gosta do trabalho de André Bonatte (como a transcrição de sua declaração teve 13 páginas, vamos expor apenas as partes mais importantes):
(.......) não vejo um trabalho artístico mais apurado (.....)os enredos não são bem desenvolvidos (........) Os flashs e Gifs não permitem riqueza de detalhe. (.......) Pra mim, o André Bonatte, que é meu amigo, não se compara a outros artistas (.....) a própria harmonia visual fica prejudicada pelos bracinhos dos desenhos se mexendo (....) O samba não fala de bonequinhos se mexendo, mas é isso que a gente vê na tela do computador (....) falta também um cuidado maior com o próprio desenho (.......) a tinta da canetinha ou do Lápis de cor equivale ao tecido no carnaval real (.......) O André Bonatti peca nisso também (......) O próprio conjunto é prejudicado (.......) Numa escola virtual, que não tem nem harmonia de canto e evolução, conjunto é muito importante (...) Os gifs piscando prejudicam o conjunto (.......) Também acho que a temática dos enredos poderia ser melhor (......) Eu gosto de algo mais histórico (.......) rococó e barroco são importantes sim (....) Isso não existe na obra do André Bonatte (......) Seus defensores não levam isso em consideração (......)
Engrossando o coro dos gresilenses, Rogério Rodrigues também critica o trabalho de André Bonatte (Depois de analisar os 23minutos em que Rogério exaltou Portela, achamos que o trecho a seguir tem a ver com tema:
- Ele é mulambo! Não tem classe! Falta fundamento! Jamais seria capaz de fazer a Portela
André Bonatte diz que críticos são invejosos
Procurado pela equipe do Acuica.com, o carnavalesco André Bonatte, após muita insistência, já que ele só queria falar com grandes redes de televisão, deu uma breve declaração em sua defesa:
- "São uns invejosos. Eu revolucionei o carnaval virtual. Prova disso é que todo mundo está imitando minhas idéias. Antes os desfiles estavam chatos, sem graça. Eu dei animação para aquela porcaria. Ano que vem, tudo de bom que as outras escolas vão apresentar vão ser cópias do que o André Bonatte já fez. Isso não é ser arrogante. É ser realista", Disse o polêmico carnavalesco.
Presidente da Tradição de Bangu e patrão de Bonatte, Rafael Marçal também partiu em defesa de seu artista:
- É inveja! Nossa escola foi a sensação do carnaval 2007 e tem um grande enredo para 2008. Estão criando polêmica porque meu carnavalesco está na moda. Não é por acaso que eu pago um dos salários virtuais mais caros do mercado. E tem mais. É preconceito! Eles não gostam da Zona Oeste. Perseguem a nossa região por tudo. Nada que vem da Zona Oeste presta para eles. Mocidade, Santa Cruz, Unidos de Padre Miguel, Delírio da Zona Oeste, Tradição de Bangu...eles criticam tudo, principalmente os canalhas da Ociosos! Disse, bebendo o quarto copo de vinho, um exaltado Marçal, que depois da declaração teve um ataque de riso que durou cinco minutos, esquecendo-se, no entanto, que Gericinó também fica na Zona Oeste.
Quem também defendeu o carnavalesco da Tradição de Bangu foi o veterano compositor Gamasa de Gericinó, que, graças aos milagres do viagra, está de licença paternidade e não deve disputar as eliminatórias de samba:
- Cara, eu acho tudo que o André Bonatte faz criativo e inteligente. (pausa para pensar) Era muito chato aquele monte de desenho parado (pausa para pensar). Agora os gifs ficam se mexendo, (pausa para pensar) o povo gosta e vibra. É muito maneiro, cara. Eles criticam porque são... (pausa para pensar) despeitados. Eles não se conformam com o fato da Rosa ter ficado ultrapassada e da Imperatriz não ganhar mais nada.
Globo, bicheiros e André Bonatte contra o Império Serrano
No meio desta polêmica, há quem enxergue o sucesso de André Bonatte como o resultado de uma grande conspiração. Um imperiano que não quis se identificar não poupou ninguém em suas críticas, afirmando com convicção:
- Ah, ele é um picareta. Sabe o que é isso? Culpa da Globo. A Globo fez o André Bonatte. É a mídia que fica enchendo o saco com tudo que ele faz. E tem dedo dos bicheiros também. Eles não dão ponto sem nó. A intenção é desviar a atenção d o Império Serrano. Isso está claro. Eles querem prejudicar o Império Serrano, como sempre!
A controversa teoria conspiratória, contudo, parece não encontrar muitos adeptos. Exceção para Pedro Migão, que declarou de forma enigmática:
- Eu sei o que acontece, mas não posso falar sobre isso. A tia do primo, do cunhado do vizinho do irmão da minha avó ouviu comentários a respeito. Infelizmente não posso abrir a boca. Sei que é verdade porque a sogra da tia da amiga do meu vizinho também soube de quase a mesma história. Eu já sabia que o André Bonatte faria sucesso.Pena que não posso te falar porquê. Vocês querem saber também quem matou o Kennedy? E a verdadeiro assassino da Taís?Estou pensando em escrever em códigos nas pilastras do viaduto de Madureira, você acha legal? Disse o empolgado Migão, sendo interrompido pelo nosso repórter sem paciência.
Apesar da declaração quase bombástica, a Equipe do Acuica.com checou a credibilidade da fonte e constatou que, segundo seus amigos, as várias teorias conspiratórias que Pedro Migão anuncia jamais se concretizaram
Ociosos não quer entrar em polêmica
Procurado, o presidente Thiago Lacerda diz que a polêmica envolvendo André Bonatte não lhe diz respeito:
- Isso não é problema meu. A Ociosos não tem nada a ver com isso. Para nós, carnaval virtual é uma coisa completamente diferente do que este rapaz vem apresente, mas, se a mídia está gostando, paciência. Vamos derrotar o André no dia do desfile.
Sobre a atitude de Rafael Marçal, que teria chamado os membros da Ociosos de "canalhas", o ex-presidente Chico frota minimizou:
Não, ele tinha bebido um pouco de vinho....Tenho certeza que ele ficou nervoso, falou o que não devia, depois teve um ataque de riso...O Rafael é nosso amigo, diretor e sócio fundador da Ociosos de Gericinó. É membro da nossa equipe. Nós nunca vamos nos chatear com ele, independente do que ele pense sobre nós. Tenho certeza que ele vai acordar de ressaca, sem poder sentar, vomitando de cinco em cinco minutos e sem lembrar o que aconteceu e o que falou.
A melhor resposta sobre a polêmica, contudo, veio da musa da escola, Joana Tsunami Carioquinha, que em poucas palavras encerrou a discussão:
- Quem é André Bonatte no mundo do samba virtual?

Nenhum comentário: