terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ociosos divulga sinopse para o carnaval 2009

O G.R.E.S.V. OCIOSOS DE GERICINÓ acaba de divulgar a sinopse para o carnaval 2009, quando apresentará o enredo "Festa Profana Virtual”. Ao contrário do que muitos afirmam, a escola não fará na avenida uma reedição do samba da Porto da Pedra. O presidente Anderson Baltar explica; "Dentro da nossa linha irreverente, resolvemos contar a história do carnaval de uma outra forma, usando a internet como o palco principal. Temos tudo para ter um grande samba e fazer um grande desfile, em busca do sonhado título". O presidente garantiu que o carnavalesco Guto Carrilho está mantido no cargo, apesar dos boatos lançados pela oposição, liderada pelo ex-presidente Fábio Pavão.

As inscrições para a disputa de samba irão até fevereiro de 2009. Em março, a preto e roxo da Zona Oeste deve definir seu samba.

Segue abaixo a sinopse.

Festa Profana Virtual

 

Justificativa:

 

A relação entre o samba, o carnaval e a internet é tão rica que não se encerra em debates, palestras ou seminários que buscam explicações acadêmicas para o fenômeno. É preciso sentir o leque de sensações que o sambista internauta experimenta no dia-a-dia. É preciso sentir o mouse pulsar na palma da mão, com os olhos destilando ódio para responder quem falou mal da nossa escola do coração. Na ansiedade pela última novidade, ouça o som dos dedos desfilando pelo teclado, promovendo uma batida desencontrada que embala nossas noites silenciosas. Sinta a dor da tendinite, por ter ficado horas digitando e comentando o carnaval de 1944, como um sacrifício igual ao dos quatro dias de folia. Experimente a raiva e a alegria de ouvir um samba em primeira mão, se o seu computador for compatível com o programa que está armazenando o áudio. Sinta o perfume da nostalgia exalar de comentários saudosistas, o desespero diante das imagens de alegoria que não carregam, o corpo arrepiar diante da fantasia de monstro.  Sinta na plenitude o breve amor de carnaval virtual, que dura enquanto o clone não for descoberto.....

 

Percebendo que a internet, definitivamente, revolucionou o carnaval, as sensações e as formas de sociabilidade nele estabelecidas, a Ociosos de Gericinó elaborou o enredo “Festa Profana Virtual”, trazendo para avenida, ou para a tela do computador, como queiram, o universo que cerca o internauta sambista, esta figura genial que transforma, todos os dias, o conforto do lar em uma passarela de informações, novidades e criatividade.

 

Sinopse:

 

Hiram Araújo diz: Esta história começou há seis mil anos atrás, nas Saturná.......

 

Ociosos de Gericinó – Rumo ao título em 2009 diz:  Opa! Peraí! Pára tudo! Esta história que vamos contar é bem mais recente, começou no final da década de 1990, mas já rendeu frutos como a premiação Samba-Net, aqueles malas que todo o ano vestem cor-de-abóbora na avenida. Nós vamos falar da loucura que é o carnaval na Internet!

 

Paulo Barros diz: Xiiiiiiii Na Internet ninguém gosta de mim!

 

Ociosos de Gericinó – Rumo ao título em 2009 diz:  Não é bem assim, mas deixa a gente contar a história primeiro. Tudo começou quando Ismael Silva abençoou Felipe Ferreira....

 

Ismael Silva -  O além é um eterno carnaval diz: Eu não abençoei ninguém....

 

Ociosos de Gericinó – Rumo ao título em 2009 diz:  Nós sabemos! Nós sabemos! É só para enfeitar o Pavão.

 

Fábio Pavão – sou oposição ao Anderson Baltar diz -  Quem?

 

Ociosos de Gericinó – Rumo ao título em 2009 diz: Assim não vai dar. Deixa a gente contar esta porcaria, depois vocês reclamam. Todo mundo reclama de tudo na Internet mesmo...Vamos tentar de novo:

 

Tudo começou quando Ismael Silva e os deuses do carnaval abençoaram Felipe Ferreira. A relação entre samba, carnaval e os meios de comunicação ganharia mais um capítulo fundamental. Um breve olhar para o passado nos mostra que o primeiro samba da história, gravado por Donga, se chamou  “Pelo Telefone”. Mario Filho, com o jornal Mundo Sportivo, foi o responsável pelo primeiro desfile de escola de samba. Graças aos primeiros programas de rádio, as músicas, marchas e sambas ampliaram seu público. Com a TV, as imagens do carnaval do Rio de Janeiro viajaram pelo mundo. Mas agora é hora de olhar para o futuro! E o futuro está na Internet, que revoluciona esta relação histórica entre os meios de comunicação e o carnaval carioca.

 

O “Ismael Silva Cibernético”, como Felipe Ferreira ficou conhecido, criou o Samba Brasil, primeiro site de carnaval na Internet, e logo em seguida a Rio-carnaval, primeira lista de discussões, que desde o início sempre teve, digamos, um carinho todo especial pela Imperatriz.

 

Marcos Paulo – Eu amo a Rosa Magalhães diz: Qual o problema?

 

Ociosos de Gericinó – Rumo ao título em 2009 diz: Nenhum, mas isso motivou uma série de brigas e discussões. Outras listas surgiram, como a Academia do Samba, a Planeta Samba, a Palácio do Samba e a Monarcas do Samba.

 

Paulo Renato – a vida é um fervo diz: Já nem lembrava mais disso.

 

Ociosos de Gericinó – Rumo ao título em 2009 diz: Pois é, mas isso foi legal. Novas amizades foram formadas. Afinidades foram descobertas. Cada uma destas listas tinha as suas particularidades...

 

Sérgio Porteleandro – Eu ainda voto no Maluf diz: A Academia do Samba não era a lista do Salgueiro?

 

Ociosos de Gericinó – Rumo ao título em 2009 diz: Era, mas vamos falar disso só no desfile. O importante agora é que, além destas listas, vários sites de carnaval acabaram se estruturando. Todos com as suas particularidades também: Galeria do Samba, Academia do Samba, Tamborins, Papo de Samba, O Batuque, Setor 01,  SKDUZZESID Carnavalesco, ou algo assim. Ficou muito mais fácil ter informações sobre carnaval.

 

Marcelo O´reilly – Quero informações do GRES Unidos de Saturno diz: Um dia eu termino o meu!

 

Ociosos de Gericinó – Rumo ao título em 2009 diz: Pois é, vai ficar legal, mas surgiram também os fóruns de carnaval, como “Espaço Aberto”, o maior exemplo de que a Internet é uma espécie grande botequim, com boatos, fofocas, mentiras e conversas OFFs inúteis. Sem falar nos fakes, como a Tati Condor, os corneteiros e os mulambos....Os dirigentes ficam de cabelo em pé!

 

Joana Pimentel – Joannérryma diz: Ah, quem são eles no mundo do carnaval?

 

Ociosos de Gericinó – Rumo ao título em 2009 diz: É isso aí, eles não precisam ficar preocupados, principalmente porque para alguns tudo está sempre lindo e maravilhoso. Entra em qualquer comunidade de samba no Orkut pra ver. Se o samba não é dos melhores, não tem problema, ele precisa ganhar a enquete assim mesmo! Esta paixão exagerada faz alguns grupos se formarem como verdadeiras trincheiras em defesa de suas escolas do coração, como o Exército Gresilense, o Salve a Mocidade, o Portelaweb, o Beija-Flor e os veteranos Imperionautas.

 

Marcelo Camões – vou ser campeão de novo diz: Vocês vão esquecer do carnaval virtual?

 

Ociosos de Gericinó – Rumo ao título em 2009 diz: Não, claro que não. O carnaval na Internet também se tornou um espaço para criatividade e inovações, e o carnaval virtual, criação do jovem Miguel Paul, fez sucesso. A LIESV surgiu como a primeira entidade representativa, ganhando espaço nos jornais e na TV Globo, mas o próprio crescimento fez surgiu um mostro devorador de CPFs, que trouxe uma crise.

 

Rafael Marçal – Não estou gostando deste enredo diz: E daí surgiu a Virtuafolia?

 

Ociosos de Gericinó – Rumo ao título em 2009 diz: Isso, a nossa Liga. A Liga da Irreverência, a apoteose do carnaval virtual. A Liga que instituiu a corte do carnaval na Internet. Então, o Rei mandou se conectar e cair na folia! Jogue confete e serpentina na sala ou no quarto, mas cuidado para não acordar o vizinho careta.

 

Simone Fernandes diz: Tá, agora chega. Ainda bem que isso já acabou. Esta porra ta chata pra caralho!

 

Ociosos de Gericinó – Rumo ao título em 2009 diz: Ta bom, sambista internauta nunca está satisfeito mesmo....Agora fecha a porta do hospício  e tranca todo mundo! No carnaval da Internet só tem maluco.....

 

Forte Abraço,

Comissão de Carnaval do GRESV Ociosos de Gericinó

 

Ps: Esta é uma homenagem a todos nós. Faça você também o seu samba!

 

Setores

 

1º setor – Carnaval na Internet: uma nova etapa na histórica relação entre samba, carnaval e meios de comunicação.

 

2º Setor – Carnaval na Internet: as novas formas de sociabilidade

 

3º Setor – Carnaval na Internet: o novo palco da informação

 

4º Setor – Carnaval na Internet: o novo palco da fofoca e do “disse-me-disse”

 

5º Setor – Carnaval na Internet: o novo palco da paixão exagerada

 

6º Setor – Carnaval na Internet: O novo palco da criatividade e das inovações

Nenhum comentário: