sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sinopse Carnaval 2010

O enredo da Ociosos é mentira! Desde que nascemos, somos apresentados a um conjunto de pequenas mentiras que povoam o imaginário infantil. Geralmente contados por quem mais confiamos, são mentirinhas ingênuas, que acalentam nossos sonhos e lembramos com carinho e saudade. Nas madrugadas de Natal, esperávamos ansiosos pela chegada do Papai Noel. Seguíamos as pegadas no chão para encontramos os ovos deixados pelo coelhinho da Páscoa. Ficávamos quietos quando nos ameaçavam com o bicho-papão, além de personagens folclóricos como o Saci-Pererê e a Mula-sem-cabeça.

Ao descobrir que fomos enganados durante toda a infância, tentamos encontrar conforto para nosso espírito. O resultado? Mais decepção. Afinal de contas, o que mais tem é charlatão por aí, que vende milagres ou promete trazer a pessoa amada em 3 dias. Outros preferem usar amuletos ou apelar para gnominhos e outros seres da floresta. Sem muita eficácia comprovada.

O choque ao descobrir que nada disso existe nos ajuda na fase adulta, quando somos apresentamos a alguns dos grandes mistérios da humanidade. Alguém já viu enterro de anão? Cabeça de Bacalhau? Todos já comeram Chester no Natal, mas alguém já viu esta ave viva? Filhote de pombo. Alguém já viu? Será que pombo já nasce adulto? Genro com foto de sogra na carteira, será que existe? Filho de prostituta chamado Júnior? Alguém já viu o Roberto Carlos se apresentando usando bermuda?

Da mesma forma, acreditamos em muitas coisas como se estas fossem verdade, mas, de fato, tratam-se de mentiras amplamente difundidas pela sociedade. Quem nunca ouviu que manga com leite mata? Que lavar a cabeça depois do almoço deixa a pessoa torta? Que se relampejar é preciso cobrir o espelho? Muitos acreditam que existe pelo menos um político ético e honesto. Muitos ainda acreditam que o Flamengo foi o campeão brasileiro de 1987. Como pode?

Existe também uma série de ditados populares mentirosos. Será que o ladrão precisa de ocasião? Quem foi que disse que a montanha vai até Maomé? É só depois de meio-dia que o baiano não é homem? E antes disso? Tudo bem, se o camarão dormir a onda leva, mas e se ele ficar acordado? Espera a onda e pega um jacaré? Será mesmo que dinheiro não compra felicidade? Se você concorda com isso, dê o seu para ajudar no carnaval da Ociosos e seja feliz!

Há também lugares que simplesmente não existem. Você conhece alguém que já foi a Mariópolis? Alguém que mora em Engenheiro Leal? Alguém já percebeu que a garota do tempo sempre coloca a cabeça na frente do Acre? Ela faz isso porque o Acre não existe. Alguém já foi à Guiana? Conhecem alguma coisa de Guiana? Na verdade, a Guiana é uma ficção dos livros de geografia, assim como a Ilha de Vanuatu, que, dizem, vai desaparecer por causa do aquecimento global. Não se engane, o aquecimento global é verdade, mas a Ilha de Vanuatu é mentira!

O mundo do samba não é exceção. Também tem seus mistérios e mentiras. Quem acredita em histórias como Grupo B na Sexta ou que a Grande Rio vai ser campeã? Quem já viu imperiano Jovem? Carnavalesco hétero, alguém acredita que existe? Jurado de carnaval honesto, excetuando, obviamente, os jurados do carnaval virtual? Alguém realmente ainda acredita que a Portela foi campeã em 1984?

Alguém, sinceramente, acredita que a Ociosos vai ser campeã com um enredo deste?


DATA DE ENVIO DOS SAMBAS - 30/04/10 ATÉ 18H no e-mail: ociososdegericino@gmail.com

Nenhum comentário: